top of page

DOUTRINA PARTE 10

A Boa Semente.

Hoje vamos falar de valores de nosso Templo, nosso ambiente onde praticamos a caridade.

 

Para abrir os caminhos do desenvolvimento mediúnico, em qualquer lugar que seja é necessário estar envolvido. E nessa questão entra um sentimento que chamamos de DEDICAÇÃO.

 

No nosso dicionário, esta palavra significa Ação ou efeito de se dedicar. Expressão de amor que demonstra afeição ou consideração. Que automaticamente nos leva a outra palavra pertinente a casa e aos trabalhos desenvolvidos por ela. É a DEVOÇÃO. Que também traduzida em nosso dicionário significa sentimento religioso, dedicação ao culto e aos santos. Que no nosso caso são nossos orixás e guias de trabalho.

 

Isso nos leva direto a outra palavra, a FÉ. A primeira das três virtudes próprias da teologia, esperança e caridade. Confiança depositada nos trabalhos realizados.

Portanto é preciso, antes de se fazer qualquer tipo de desenvolvimento sobre qualquer assunto pertinente a nossa amada Umbanda, e as doutrinas usadas por ela, temos que ter a certeza de que estes sentimentos estão prevalecendo em nossas auras e corações. E eu sei que imediatamente vocês vão dizer:  Mas mãe, se nós estamos aqui é porque acreditamos. 

 

E eu digo: Sim, mas sentimento de irmandade, igualdade, união, ainda não são plenos e eu ainda não estou satisfeita. Porque sei que pode ser melhor. Ainda vejo muitas críticas, ainda vejo falta de concentração, ainda vejo grupos formados.

 

E estes sentimentos não condizem com o verdadeiro trabalho que podemos realizar.

 

Estes sentimentos de dedicação e devoção, devem ser estendidos a todo quadro mediúnico. Somos elos de só uma corrente. As paredes e teto do terreiro não possuem vida, somos nós que trazemos energia ao ambiente, somos nós que fazemos o círculo vibratório. Podemos realizar e desenvolver mais do que já estamos realizando. e desenvolvendo.

 

APOIO é outra vertente que precisamos usar. Suporte ou base, aquilo que se utiliza para sustentar, amparar, auxiliar.

 

Chegamos ao ponto crucial, um ampara o outro e todos se amparam mutuamente. Quando eu falo em amparo não significa ficar nas costas do irmão esperando o guia girar. É amparar de outras formas. Procurando respeitar um lema que diz. Um por todos e todos por um.

 

Quando estivermos nesta sintonia, todos vão sentir uma diferença, se hoje é bom, amanhã será melhor ainda. Sofreremos menos com energias negativas trazidas de consulentes para o terreiro, porque nossa união e corrente será mais forte, ficando assim o peso dividido entre todos. As cargas negativas se diluem mais rápido. Podemos não ser os melhores dos melhores, mais dentro de nosso âmbito podemos melhorar ainda mais.

 

Se é difícil trabalhar em um grupo, imagina ainda tendo que trabalhar com energias contrarias. Cada um de vocês vai se comprometer pela sua melhora diante de Oxalá.

 

Tendo a noção da extensão dos trabalhos executados pelos guias, e a manipulação de energia que fazemos, confiando sempre na corrente do bem maior, na equipe espiritual da casa, teremos muito mais vitorias para contar.

 

DISCIPLINA   -    RESPEITO   - UNIÃO.

bottom of page